-
Arquitetos: Triangular
- Área: 225 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nicolás Sanchez
-
Fabricantes: Accoya, Acerline, Arauco, GLASSTECH, Leaf
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no meio de uma floresta de carvalhos e ulmos, com o Lago Colico ao fundo. Com o objetivo de buscar uma intervenção mínima no meio ambiente, o projeto foi implantado sobre uma base que permite o crescimento da flora silvestre.
O projeto parte de um retângulo orientado a nordeste, seccionado e separado para proteger as árvores existentes. Como resultado, são propostas duas barras voltadas para a única clareira do local, que serve tanto como jardim quanto como fonte de radiação solar.
A distribuição da casa segue dois conceitos. Em primeiro lugar, as "férias em família" e a necessidade de grandes espaços de reunião e locais com total independência uns dos outros. Para conseguir isso, pátios internos são usados para separar os ambientes. O segundo conceito tem a ver com a adaptabilidade dos usos. Levando em conta a flutuação dos usuários, são definidas quatro áreas: família, pais, filhos e convidados. Todos elas foram distribuídas em dois volumes, conectados por pontes internas envidraçadas que cruzam a floresta. A localização de cada área obedece às vistas do local e às necessidades de insolação conforme os horários de uso. Assim, os dormitórios pegam o sol da manhã e as áreas sociais o sol da tarde.
Quanto à materialidade, o ponto de partida do projeto foi a ideia de um tronco queimado, onde a casca protege o interior. Extrapolando esta imagem para a casa, o revestimento metálico protege a madeira acetilada das fachadas intermediárias e o pinho das paredes internas.
Por fim, construtivamente, a casa é composta por uma base de concreto que absorve a inclinação do terreno, permitindo a passagem da mata e, ao mesmo tempo, isolando os radiadores da umidade do solo. Uma série de painéis e molduras de madeira pré-fabricadas são colocadas sobre esta base para formar a estrutura e a geometria da casa. Os módulos pré fabricados permitiram reduzir o tempo de trabalho apesar da complexidade envolvida na execução das esquadrias irregulares que compõem o volume principal. Bem como das rupturas das coberturas concebidas para permitir a visualização da folhagem das árvores desde o interior e por sua vez permitir a entrada de luz natural em todos os recintos.